Como manter meu tapete limpo?

limpar_tapete

Deixar o tapete com cheirinho de novo e com aquele brilho aconchegante merece alguns cuidados especiais.

Um erro muito comum que muitas pessoas cometem é achar que tapetes e carpetes possuem o mesmo estilo de limpeza. Ou seja, passar o aspirador de pó e usar limpadores de carpete para remover sujeiras e pontos encardidos. Porém, é preciso entender que os tapetes são muito mais delicados e requerem uma atenção especial.

Carpetes são projetados para serem pisados constantemente e por isso são mais resistentes. Os tapetes são projetados para uso mais leve, sendo mais suscetíveis a danos. Por isso, é importante saber como cuidar e limpar seu tapete adequadamente.

Com que frequência o tapete deve ser limpo?

Primeiramente é importante entender a diferença de limpar e lavar. A limpeza dos tapetes pode ser incluída na lista de tarefas semanais, principalmente se ele ficar em um local de uso constante. Porém, se for pouco usado, deve ser feita a cada duas semanas. Entretanto, essa limpeza é de maneira leve. A lavagem, se necessária, deve acontecer a cada seis meses.

Se houver alguma mancha de bebida, comida ou algo que possa danificar o objetivo, é ideal que a limpeza da mancha seja feita imediatamente após a ocorrência, pois é mais fácil limpar manchas frescas antes que elas tenham tempo de secar e aderir às fibras.

Posso lavar meus tapetes na máquina de lavar?

O ideal é conferir a etiqueta do tapete antes de colocá-lo na máquina de lavar, pois alguns materiais podem ser levados à máquina e outros não. De modo geral, tapetes de tecidos e trançados são resistentes o suficiente para não serem danificados após uma lavagem completa, porém outros materiais requerem maior cuidado.

Devo usar produtos específicos para limpar os tapetes?

É muito comum usar produtos específicos, porém se mantiver uma limpeza constante do tapete, será necessário apenas um aspirador de pó e uma escova.

Primeiramente vire o tapete e passe o aspirador de pó na parte inferior, eliminando a sujeira acumulada ali. Em sua posição original, passe o aspirador com cuidado, evitando as bordas e sem pressionar o aparelho contra o tapete. Depois de passar o aspirador, use a escova para remover a poeira e/ou pelos remanescentes.

Com alguns cuidados simples você deixa o seu tapete incrível e livre de sujeira que pode prejudicar sua saúde. Viu só como é simples?