Além da beleza: confira os benefícios dos tapetes

benefícios

Além de proporcionarem maior elegância ao ambiente, os tapetes podem trazer consigo diversos benefícios.

Quem nunca chegou a um lugar e teve aquela sensação de aconchego só por conta do tapete? Isso é mais comum do que parece, muito por conta da beleza que eles acrescentam ao ambiente e por serem um objeto de decoração muito importante.

Hoje em dia, com o avanço das tecnologias e os diversos tipos de materiais disponíveis, os tapetes passaram a ser muito mais que um objeto de decoração, proporcionando diversos benefícios que vão além da sua beleza. Confira alguns desses benefícios:

benefícios

 

  • Segurança:

 

Os tapetes que possuem alta aderência junto ao chão são perfeitos para fornecer segurança. Principalmente para você que tem criança em casa, ter um desses como objeto de decoração pode evitar maiores problemas. Esse tipo de tapete evita escorregões e tropeções e são firmes, podendo ser fixados à superfície de contato.

 

  • Isolamento Térmico:

 

Ideal quando o assunto é controle térmico do ambiente, os tapetes auxiliam tanto para reter o calor quanto para manter o local fresquinho. Recomenda-se – em locais com temperaturas baixas – investir em tapetes de pele, feitos de lã, ou mesmo os materiais sintéticos como nylon e o poliéster, cuja pelagem é mais alta. Para locais mais quentes, os tapetes de pelo baixo e confecção em fibras naturais, como o algodão e a seda, são os melhores.

 

  • Conforto:

Esse é um dos benefícios mais claros dos tapetes, eles são excelentes quando o assunto é descontrair, relaxar, ou até mesmo deitar naqueles pelos altos e repousar. Os mais indicados para esses momentos “relax” são os modelos de pelo alto ou sintéticos, como as linhas soft. Os modelos ideais de lã e de algodão também são indicados devido à sua maciez.

 

  • Redução de barulho:

Outra característica muito bacana do tapete nos ambientes é o abafamento de ruídos, principalmente em grandes dimensões, pois ele auxilia na retenção de ruídos uma vez que isola o contato direto com a superfície de contato.  Essa característica nem sempre é percebida, mas faz muita diferença no dia a dia!

 

  • Separação de espaços:

 

Por último, os tapetes podem delimitar o espaço em que estão ambientados. Por exemplo, se em um apartamento a sala e a cozinha forem juntas, um tapete pode delimitar onde começa e onde termina cada cômodo.

De fato os tapetes apresentam diversos benefícios para o ambiente e para as pessoas que fazem o uso do mesmo, por isso, vale a pena investir naquele que mais tem a ver com o que você precisa e o que mais combina com o seu gosto.